Exercite sua mente: Retângulos vazios

Dê uma olhada nos retângulos abaixo:

Retangulos

Vazios, não estão? Este exercício tem a finalidade de fazer com que você focalize e veja as coisas sob diferentes perspectivas.

Seu objetivo é usar os retângulos vazios e transformar cada um numa figura diferente. Não é um teste de suas habilidades artísticas. Pegue uma folha A4 e desenhe 20 retângulos, cinco fileiras com quatro retângulos cada. Você pode baixar uma folha pronta aqui. Feito isso, você tem três minutos para gerar diversas ideias. Por exemplo, você pode transformar um dos retângulos numa bandeira, outro numa carta de baralho ou numa bandeja. Veja alguns exemplos a seguir:

Retangulos-exemplos

Explicação

Como você se saiu? Muitas pessoas começam bem, mas esgotam suas ideias rapidamente. Em média, as pessoas completam nove retângulos nos três minutos.

Isto acontece porque adotamos uma maneira limitada e fixa de olhar o mundo e achamos muito difícil ver as coisas sob outras perspectivas. Para vencer este bloqueio, você tem de estimular seu cérebro a ser mais aberto e flexível e a olhar em sua volta procurando outros ângulos. Esta atitude é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades de resolver problemas de forma criativa e inovadora.

Agora volte e tente preencher os retângulos novamente. Se no início parecer difícil pensar em algo original, não desanime e continue tentando olhar o desafio sob novas perspectivas.

Comprar livros

10 comentários sobre “Exercite sua mente: Retângulos vazios

  1. Olá Jairo!

    Achei este teste muito interessante de fazer. Gostava de saber se ele contém alguma tabela para nos situarmos.
    Da primeira vez consegui preencher doze rectângulos e da segunda ainda mais.
    Um facto curioso que percebi enquanto fazia, foi relacionar a forma do rectangulo em si, com objectos que fazem parte do dia a dia e de cada vez aumentavam as ideias para os transformar.

    Um abraço,
    Mª do Céu

    Curtir

  2. Eu fui dormir 01:00 e acordei às 6:30 pra trabalhar. Ou seja, tive um dia com um rendimento muito baixo, meu raciocínio estava lerdo e ainda não fiz muito pra ajudar meu intelecto durante o dia!!! Depois do serviço fui ao centro da cidade, voltei mais cansado do que nunca, mas com um objetivo, eu tinha que melhorar minha criativida, a rotina e o cansaço do serviço estão me matando mentalmente aos poucos!
    Fiz o teste, de fato, no começo temos boas idéias, consegui preencher 10/20 retângulos, depois fiz de novo, preenchi 12/20 e fiz mais uma vez dando 13/20 sem repetir nenhuma das vezes qualquer uma das representações anteriores, mas na quarta vez tive dificuldades, preenchi só 8 e a qualidade da criatividade estava pobre, e eu percebi que estava começando a imaginar coisas abstratas a tormarem forma pra me guiar para algo que eu pudesse imaginar pra desenhar, quando me dei conta o cronômetro do timer do meu relógio apitou e achei que fosse hora de parar!!!

    Muito bom o teste, dá pra refletir bastante, e sei que isto é só uma forma simbólica de nos mostrar o nosso bloquei mental com a criatividade, mas que funciona bem!

    Curtir

  3. Maria do Céu,

    Não existe uma tabela, na segunda tentativa algumas pessoas conseguem ficar perto de 20 resultados. Sua obervação toca num dos segredos da criatividade: fazer associações inesperadas entre conceitos e objetos que até então estavam completamente dissociados.

    Curtir

  4. Olá, gostaria de saber se há algum problemas em aplicar alguns desses testes em grupos de Bream storm?
    Se possivel gostaria de algumas dicas de livros para comprar para esses casos.
    Obrigada
    Elisangela

    Curtir

  5. Elisangela,

    Pode usar os exercícios deste blog à vontade. Um bom livro de exercícios de criatividade é o Thinkertoys de Michael Michalko. Não sei se foi publicado em português, o original é em inglês.
    Abraços
    Jairo

    Curtir

  6. Prezado Sr. Jairo Siqueira,

    apliquei o teste dos retangulos vazios em um curso sobre criatividade e me surpreendi com o resultado de uma aluna: rasgou os retangulos e fez uma nova forma.
    Seu comentário a respeito será bem pertinente.
    Atenciosamente,
    Marilda Credidio

    Curtir

  7. Marilda,

    Sua aluna revela um dos mais importantes traços das pessoas criativas: a disposição para alterar as regras e a coragem para tentar caminhos originais e próprios. Excelente!

    Curtir

  8. Ótimo, pena que estou sem impressora agora.
    Mas vou fazer este exercicio, principalmente por gostar de desenhar.

    Ah, na revista Seleções, sempre na última página, tem um Desafio. Alguns são extremamente díficeis, mas é muito bom realizá-los. E a revista é claro, de otimo conteúdo. Recomendo.

    Um forte abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.