Técnicas de criatividade

A literatura especializada apresenta uma vasta gama de técnicas e ferramentas para apoiar a geração de idéias, desde métodos altamente estruturados, até outros totalmente desestruturados. Estas abordagens podem ser classificadas em três categorias, reunindo algumas dezenas de ferramentas de criatividade:

Estímulos psicológicos: ferramentas que têm o propósito de provocar sua mente e libertá-la dos bloqueios mentais que obstruem sua imaginação. A mente age de forma livre e aleatória, procurando uma grande quantidade de ideias, sem muita preocupação com a qualidade e relevância das mesmas. A qualidade e relevância são examinadas posteriormente, na fase de triagem e seleção. Incluo neste grupo o Brainstorming, o Questionamento de Suposições e o Desafio Criativo.
.
Orientação do raciocínio: ferramentas que ajudam a orientar o pensamento criativo oferecendo conceitos e direções para geração de novas ideias. São métodos medianamente estruturados, com plena liberdade de imaginação, mas seguindo orientações genéricas para assegurar um nível razoável de relevância. Esta categoria inclui também ferramentas que ajudam a organizar e relacionar as informações obtidas e as ideias geradas. Incluo nesta categoria: SCAMPER, Listagem de Atributos e Análise Morfológica.

Pensamento Inventivo Sistematizado: técnicas que utilizam a base de conhecimentos derivada das experiências inovadoras em diversos campos da atividade humana. As técnicas deste grupo se baseiam nos princípios inventivos identificados pelo engenheiro russo Genrich Altshuller, mediante o exame de mais de duzentas mil patentes de inventos. Através destes princípios, o pensamento criativo pode seguir as trilhas já percorridas por milhares de inventores e solucionadores de problemas e se inspirar nas suas ideias e nas soluções de problemas similares ao seu. Este grupo inclui: TRIZ, ASIT e USIT. Na sua origem, estas técnicas foram criadas para apoiar a solução de problemas técnicos mais complexos, especialmente no desenvolvimento de novos produtos, sistemas e tecnologias. Nos últimos anos, vimos a ampliação da aplicação destas técnicas na solução de problemas gerenciais e sociais.

Estes três grupos não são excludentes. Você pode combinar as ferramentas dos três grupos, de acordo com seu estilo e suas necessidades. Por exemplo, o Brainstorming pode ser combinado com o SCAMPER ou com o TRIZ; O Desafio Criativo com a Listagem de Atributos.

Por que tantas ferramentas? Não bastariam duas ou três? Poderiam bastar para você, mas a criatividade é um negócio complexo, onde tentamos agir sobre os bloqueios mentais, ou seja, no subconsciente. Temos de considerar que:

  • As ferramentas que funcionam para você podem não servir para outras pessoas.
  • Cada ferramenta fornece um distinto tipo de estímulo ou orientação, levando a ideias diferentes.
  • Algumas ferramentas são mais apropriadas para certos tipos de problemas e situações.
  • Algumas ferramentas são mais apropriadas para certas culturas organizacionais.
  • Sua mente pode ficar acostumada com uma ferramenta particular, tornando-a menos eficaz.

Nos meus livros Criatividade Aplicada e Desperte e Explore sua Criatividade você encontrará tutoriais detalhados sobre as aplicações de 16 ferramentas de criatividade.

Comprar livros

10 comentários sobre “Técnicas de criatividade

  1. Caro amigo Jairo,

    Agradeço a sistematização que, com certeza, contribuíra significativamente para os meus trabalhos com os grupos. Parabéns!

    Curtir

  2. Boa noite,

    Sou estudante de Terapia Ocupacional da Universidade Padre Anchieta e gostaria de parabenizá-lo pelo artigo.
    Estou procurando materias para realização de um trabalho acadênico e gostaria de ver a possibilidade de trocarmos e-mails, pois gostaria de algumas referências de materiais para a execução do meu trabalho que fala sobre: “Processo Criativo”.

    Muito Obrigado e Parabens pelo Artigo.

    Curtir

  3. Boa Noite, sou pós graduanda em engª de produção na UTFPR em Ponta Grossa – Pr., estou acessando o site em busca de referenciais teóricos para o trabalho de conclusão da pós, caso seja possível, preciso de indicações envolvendo as técnicas e ferramentas de criatividade. Abordarei cada uma delas para efetuar um disgnóstico em indústrias. Parabéns pelos artigos serão bastante úteis.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.