Faça sua escolha: voe com as águias ou ande com as galinhas

AguiaEra uma vez uma grande montanha onde as águias tinham seus ninhos. Um dia, um tremor de terra fez com que um dos ovos de águia rolasse montanha abaixo. Ele rolou até parar no terreiro de uma fazenda ao pé da montanha. As galinhas, como sempre muito responsáveis, decidiram cuidar do ovo e uma galinha mais velha ficou com a incumbência de chocá-lo e cuidar da educação da pequena ave.

Após algumas semanas, o ovo se abriu e uma bela águia nasceu. Infelizmente, a pequena águia foi criada como uma galinha e passou a acreditar que era mais uma ave do galinheiro da fazenda. A águia amava seu lar e sua família, mas, intimamente, seu espírito sonhava com algo mais.

Um dia, enquanto ciscava o chão à procura de insetos, a águia olhou para o céu e viu um grupo de poderosas águias voando muito alto. “OH”, a águia gritou, “como eu gostaria de voar como aquelas aves”. As galinhas riram e zombaram: “Você não pode voar como aquelas aves. Você é uma galinha, e galinhas não voam”.
Galinha
A águia continuou a mirar sua verdadeira família, sonhando que poderia estar lá em cima com aquelas belas aves. Mas toda vez que ela revelava seus sonhos, era lembrada que isto não era possível. Isto foi o que a águia aprendeu a acreditar. Com o passar do tempo, a águia parou de sonhar e continuou a viver sua vida de galinha. Finalmente, após muitos anos vivendo como galinha, a águia morreu (autor desconhecido).

Moral da história: você se torna naquilo que você acredita que é. Assim, se você sonha que é uma águia, siga seus sonhos e não os conselhos das galinhas. Ilustra uma das formas mais comuns de bloqueios à criatividade, os bloqueios culturais: barreiras que impomos a nós mesmos, geradas por pressões da sociedade, cultura ou grupo a que pertencemos.

Comprar livros

12 comentários sobre “Faça sua escolha: voe com as águias ou ande com as galinhas

  1. DE EXELENTE QUALIDADE
    CITANDO A FONTE FAREI USO DO MESMO PARA UM GRUPO DE TREINANDOS.
    CASO NÃO SEJA POSSÍVEL POR FAVOR E INFORME.

    GRATO PELA DOAÇÃO DE CULTURA.

    FRANCISCO DE JESUS

    Curtir

  2. Boa tarde!

    Achei riquissimo o texto, pois nos ajuda crescermos pessoalmente e profissionalmente, vou partilhar com colegas de trabalho e faculdade o texto e endereço do blog.

    Abraço

    Curtir

  3. Olá amigo,
    achei maravilhoso e estou tentando colocar em prática.
    Será de muito valia para minha nova empreitada à frente da Escola de Educação Permanente de Juazeiro do Norte. Um tremendo desafio.
    Um forte abraço,
    Carmem Osterno

    Curtir

  4. Oi, esse texto põe a gente pra pensar em nossos objetivos, e se estamos realmente prontos para lutar por eles ou se é melhor ficarmos “na zona de conforto”!

    Curtir

  5. Cara Júlia,

    Fora da zona de conforto você terá altos e baixos, alegrias e tristezas, vitórias e decepções, mas terá vivido cada um de seus dias e horas; terá vivido uma vida que vale a pena viver.

    Curtir

  6. Gostei do texto. Abre horizontes para nunca deixarmos de sonhar ou desistir dos ideais e que precisamos acreditar em nossa capacidade de realizar estes sonhos.

    Abraços.

    Marcia.

    Curtir

  7. Olá Boa Noite
    Adorei esta mensagem já trabalho com meus alunos no Ensino Superior para estimular seu sonhos e suas metas a serem alcançadas. Gostaria de receber outras.
    um grande abraço

    Curtir

  8. Este site é muito interessante, o Paulo fez uma pergunta que eu iria fazer, então posso usar o artigo à vontade, desde que eu divulgue o endereço http://criatividadeaplicada.com.
    Muito bom, não devemos deixar de alcançar nossos objetivos, sonhos, idéias.

    Enari

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.