Cursos e palestras

Criatividade é a chave do sucesso no século 21. A competição global e acirrada tornou a inovação permanente um requisito fundamental para a sobrevivência das empresas. A criatividade se tornou uma habilidade valiosa para cada membro da empresa e o reconhecimento e fortalecimento desta criatividade é uma parte importante do trabalho de todo gerente. Pessoas criativas são as mais bem sucedidas e agregam valor extra aos produtos e serviços de suas organizações.

Eu ficarei muito feliz em estruturar um curso que melhor atenda suas necessidades. Para isto, deixe-me conhecer estas necessidades, seus propósitos e um pouco sobre seu negócio (produtos, serviços, mercado, porte da empresa, localização, etc.). A minha proposta poderá se basear na adequação ou combinação de dois temas básicos: Encontrando a Solução e Criatividade e Inovação: Pensando Criativamente.

Encontrando a Solução: Técnicas para a solução criativa de problemas

As ferramentas e processos para encontrar as melhores soluções para problemas ou situações no trabalho. Encontrando a Solução é um curso totalmente prático. Os participantes aprenderão ferramentas especificas para a solução criativa de problemas, mediante exercícios e estudo de casos. Eles aprenderão também como encontrar soluções em cinco passos:

Definição do Problema: como focar o verdadeiro problema e estabelecer prioridades e objetivos.
Geração de Ideias: geração de ideias, abordagens e soluções criativas e úteis.
Tomada de Decisão: como apresentar suas ideias, obter sua aceitação e assegurar a melhor decisão possível.
Implementação: assegurar que as soluções sejam implementadas.
Controle: como monitorar as mudanças, avaliar os resultados e tomar ações corretivas.

Baixe aqui o folheto detalhando os objetivos e o programa do workshop.

Criatividade e Inovação: Pensando Criativamente

Neste curso você aprenderá como atender a crescente demanda por inovação no ambiente de trabalho. Ajudará você a desenvolver suas habilidades criativas e a usar as técnicas de criatividade na solução de problemas, melhoria da qualidade e produtividade e na exploração de oportunidades. Este curso abrange atividades conceituais e práticas para desenvolvimento da criatividade individual e de equipes.

Objetivos:

  • Identificar os estágios do processo criativo.
  • Aprender e aplicar técnicas para desenvolver sua criatividade
  • Combater os fatores individuais e organizacionais que inibem a criatividade.
  • Desenvolver um ambiente que promova a criatividade.
  • Usar a criatividade para resolver problemas, explorar oportunidades e tomar decisões.
  • Incorporar a criatividade a diferentes funções gerenciais.

Baixe aqui o folheto detalhando os objetivos e o programa do workshop.

Mapa Mental: Técnicas e Aplicações

Este curso mostra como aplicar o Mapa Mental para aprimorar sua criatividade e suas habilidades de planejar e organizar seus projetos, tomar decisões, solucionar problemas, planejar e elaborar pesquisas, relatórios, palestras, cursos e muitas outras atividades no trabalho e nos seus assuntos pessoais.

Hoje, somos continuamente demandados a economizar nosso tempo, melhorar a eficiência e ser mais criativos e inovadores. O Mapa mental tem se mostrado uma ferramenta versátil e valiosa para desenvolver as habilidades intelectuais e responder a estes desafios.

Baixe aqui o folheto detalhando os objetivos e o programa do workshop.

Para ter uma proposta para o treinamento ou palestra desejada, envie-me um e-mail com suas necessidades, informações sobre sua empresa, localização, público alvo e duração desejada. Quanto à duração, temos três opções: palestra de de 2 a 4 horas (informação e sensibilização), 8 horas (curso básico) e 16 horas (recomendado, com maior parte prática).

Contatos: siqueira.jairo@gmail.com

Conheça também alguns exemplos de meus cursos e palestras sobre temas como Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica, Balanced Scorecard e Six Sigma disponíveis no SlideShare.

Comprar livros

14 comentários sobre “Cursos e palestras

  1. ola tdo bom?
    estou precisando de assuntos relacionados a criatividade na empresa espero q possam me ajudar me mandando algum material relacionado, grato desde ja agradeço a atenção.

    Curtir

  2. Olá Jairo, achei interessante a forma de condução do processo de criatividade que você propõe.

    Sou gerente de inovações e gostaria de fazer um curso para organizar grupos de criatividade.
    Grata

    Curtir

  3. Oilá Jairo, estou me preparando para uma renovação profissional onde pretendo usar da criatividade no meu dia-a-dia, no trabalho e no social. Tenho lido vários livros, artigos e sites. O seu, em particular, contribuiu e muito para ampliação e iluminação de outras trilhas a seguir. Parabéns!!! Eu gostaria de trocar “figurinhas” ou mesmo algumas orientações ou bate papo sobre o assunto, pois é difícil encontrar pessoas com quem dialogar sobre o tema. Estou formando minha opinião e teoria sobre o assunto e vejo que vc é alguém que contribuir com esta minha nova formação. Sou formado em cinema mas, trabalho em jornalismo. Abs

    Curtir

  4. bom dia jairo ,eu encontrei muitas palavras de inspiração neste site gostaria que todas pessoas obtenham as informações que eu tive para que se tornem melhores e se conheção de verdade. gostei muito do jogo do cubo.

    Curtir

  5. Desta vez tenho certeza que vamos desenvolver uma nova perspectiva de vida acredito no potencial do ser humano e sei que onde não mora a preguiça,mora o trabalho a criatividade e os pens,positivos. Quero realizar meu sonho de fazer minha faculdade sou muito transponivél,versátil,emotiva carismática e gosto de ajudar pessoas com a Pnl, inteligência emocional e para isso devo me especializar nessa area do auto conhecimento.

    Curtir

  6. Jairo
    Uma pessoa como voce deve estar cheio de trabalho ou ocupado. No entando voce nao deixa de ajudar as pessoas, e no meu caso, nao deixou de me ajudar mandando-me materia importante para alguns trabalhos, e ja encontrei aqui, nesse site, materia para mais alguns. Continue assim, sucesso e OBRIGADO.
    Carlos Domingues, Portugal

    Curtir

  7. olá Jairo.

    gostaria de saber se você teria algum modelo de curso/workshop sobre estratégia / branding / criatividade. Seria para um grupo fechado de pessoas de uma empresa de branding & design.

    teria a possibilidade de me enviar um mini-curriculo seu?
    um abraço, FD.

    Curtir

  8. Olá Jairo!
    Tenho formação em Letras Vernáculas- UFBA, Direito -UCSAL,
    PÓS Graduada em Marketing Político-UCSAL, Formação em PNL NÍVEL I.
    Estou empenhada em aprofundar estudos na área de motivação através de metáforas para ministrar palestras. Em vista desse objetivo, gostaria de orientações para que possa atingir com eficiência esse trabalho, uma vez, que suas matérias são pertinentes com o assunto.

    Curtir

  9. Rosa Maria,

    Sempre que possível, tento usar metáforas, pois são excelentes instrumentos para comunicação de conceitos. No entanto, não sou um especialista no assunto e nem uma pessoa qualificada para orientar sobre seus usos.

    Saudações

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.