Analise e resolva seus problemas através das Nove Janelas

abril 24, 2008

Um obstáculo comum à inovação é a dificuldade de definir o problema devido à complexidade da situação. Problemas complexos precisam ser analisados sobre distintas perspectivas para serem adequadamente entendidos e definidos. A técnica Nove Janelas pode ajudar a desvendar a complexidade de forma que o problema se torne mais claro. É uma ferramenta visual que permite analisar a situação sob diferentes perspectivas, especialmente em pensar sobre o problema a resolver em termos de TEMPO e ESPAÇO.

O princípio básico desta técnica consiste em dividir o universo do problema em nove segmentos, conforme mostrado na figura 1.

Nove janelas

Figura 1: Nove Janelas

No uso da técnica das Nove Janelas, o conceito de futuro é bastante elástico, tanto pode ser no minuto seguinte, como no próximo dia, semana, mês, ano ou século. O mesmo com o conceito de passado.

A maior dificuldade no uso desta técnica pode ocorrer na identificação do subsistema e do macro sistema. O subsistema consiste das partes que formam o sistema; o macro sistema é o ambiente onde o sistema funciona. O quadro a seguir mostra alguns exemplos destes três conceitos e suas relações.

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 3

Macro sistema Transporte Editora
Livrarias
Prédio
Condomínio
Sistema Automóvel Livro Apartamento
Subsistema Motor
Freios
Carroceria
Páginas
Palavras
Conceitos
Imagens
Paredes
Telefonia
Hidráulica
Portas

Na figura 2 usamos o exemplo do projeto de uma caneta para ilustrar alguns dos vários aspectos relativos ao tempo e espaço que devemos considerar quando pensarmos de maneira mais completa a respeito do projeto de um novo produto ou na solução de um problema.

A janela central, Sistema-Presente, é onde automaticamente nosso cérebro se concentra toda vez que confrontado com uma situação ou problema a solucionar. Em outras palavras, se formos solicitados a pensar sobre o projeto de uma caneta melhor, o nosso cérebro imediatamente forma a imagem de uma caneta (o sistema) sendo usada para escrever (o presente). A técnica das 9 Janelas abre outras perspectivas e nos leva a pensar sobre a caneta:

  • num contexto maior (o macro sistema) incluindo a pessoa segurando a caneta, o papel usado, a mesa, etc;
  • num contexto menor (o subsistema): os componentes da caneta como a pena, a tampa, a tinta, etc;
  • no passado: fabricação, empacotamento, transporte, preparação para escrever, etc;
  • no futuro: o que acontece com a caneta imediatamente após terminarmos de escrever, seu descarte ao final de sua vida útil, etc.

A técnica das Nove Janelas nos ajuda a superar a inércia mental que nos prende ao tempo presente e ao nível do sistema. Esta técnica nos encoraja a pensar de uma forma mais holística, pois e projeto de uma caneta não diz respeito somente ao que acontece quando a caneta está escrevendo, mas a muitos outros aspectos, dos quais alguns poucos são mostrados na figura 2.

Nove Janelas_Canetas

Em resumo, ao pensarmos sobre a melhoria do projeto de um produto, ou na solução de um problema, podemos enfocar o problema sob nove diferentes perspectivas, combinando os enfoques temporais (passado, presente e futuro) com os espaciais (subsistema, sistema e macro sistema). Por exemplo, uma cadeia de hotéis na Suécia projetou os móveis de seus apartamentos pensando não somente nos custos atuais e no conforto de seus hóspedes, mas também nos custos futuros de descarte dos mesmos e nas possibilidades de reciclagem e reaproveitamento.

Há diversas maneiras de se usar os conceitos de passado, presente e futuro para analisar e solucionar um problema. Um método simples envolve a formulação das seguintes perguntas em cada uma das nove janelas:

  • Passado: Se eu pudesse retornar no tempo e fazer algo para prevenir este problema, o que eu faria?
  • Presente: Se eu pudesse fazer algo diferente neste momento para evitar a ocorrência deste problema, o que eu faria?
  • Futuro: O problema está acontecendo e eu não fui capaz de evitá-lo. Como resolvê-lo?

A técnica das Nove Janelas fornece até nove perspectivas para olhar o problema. Ela nos ajuda a olhar o problema sob uma perspectiva mais ampla, a visão da floresta, como também sob uma perspectiva mais voltada para os detalhes, a visão das árvores. Algumas vezes você conseguirá responder a todas as nove perguntas, outras vezes somente algumas. De qualquer forma, esta técnica abre novos e amplos caminhos para sua criatividade.

A técnica das Nove Janelas pode ser usada nas diversas etapas do processo de análise e solução de problemas: definição do problema, coleta de dados, análise das causas, geração de idéias, seleção e avaliação de soluções.

Artigos relacionados:

Técnicas de criatividade

Ferramentas de criatividade

Se gostou deste artigo,ou para receber novas publicações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: