Pensamento Lateral: como se libertar dos bloqueios mentais

abril 9, 2007

A solução de problemas poCavando buracode ser comparada à procura de um tesouro pela escavação de um terreno. Se já existe um poço, tendemos a escavá-lo mais profundo. Quanto mais fundo o poço, mais difícil enxergar o que está acontecendo em outras partes do terreno. Se alguém se aproxima, nós o encorajamos a se juntar a nós no buraco.

O efeito geral é chamado inércia psicológica. Quanto mais cavamos, mais comprometidos ficamos com o poço que escolhemos. Se não conseguimos resolver o problema, julgamos que nosso fracasso se deve ao fato de que não cavamos o suficiente. Novos recursos são usados para acelerar a escavação:

  • Mais escavadores.
  • Melhores pás.
  • Treinamento dos escavadores.
  • Substituição dos escavadores, próprios ou terceirizados.
  • Mecanização e informatização do processo de escavação.

Abandonar o poço não é uma decisão fácil. A todo o momento, aparecem indícios de que o tesouro está próximo, decidimos cavar um pouco mais e vamos-nos enterrando. Ao invés de ser resolvido, o problema cresce e o buraco acaba por se tornar a sepultura de iniciativas bem intencionadas, mas mal direcionadas.

No terreno das idéias, cavar o mesmo poço mais fundo equivale a insistir no uso de abordagens e idéias com as quais estamos habituados, mas que não funcionam com o problema a resolver. Isto acontece, principalmente, por duas razões. A primeira é a nossa resistência em abandonar soluções e abordagens que funcionaram no passado, a armadilha da experiência. A segunda está ligada à maneira como interpretamos e lidamos com os dados e informações sobre o problema, a armadilha das percepções.

Em sua maioria, os erros de pensamento são inadequações de percepção e não erros de lógica – Edward De Bono, Criatividade Levada a Sério.

O que fazer? Mudar de direção. Se o caminho que você escolheu não o leva a lugar nenhum, mude de caminho, cave outro poço em outro lugar.

A esta mudança de perspectiva e de procura de enfoques não usuais, Edward De Bono chama de Pensamento Lateral (Lateral Thinking). O Pensamento Lateral pode ser definido como uma heurística para solução de problemas, em que você tenta olhar o problema de vários ângulos, ao invés de atacá-lo de frente. É o uso de um processo não linear de raciocínio, para checar suposições, mudar perspectivas e gerar novas idéias.

De Bono usa uma história para ilustrar o conceito de Pensamento Lateral. Um comerciante que deve dinheiro a um agiota concorda em resolver o débito com base na escolha de duas pedras, uma branca e outra preta, colocadas numa sacola. Se sua filha tirar a pedra branca, sua dívida será perdoada. Se tirar a pedra preta ela deverá se casar com o agiota. A moça percebe que o agiota coloca duas pedras pretas na sacola, mas fica calada. Chegada a hora do sorteio, ela tira uma das pedras da sacola e a deixa cair no pátio cheio de outras pedras. Ela então diz que a pedra que ela tirou deve ser da cor contrária a da pedra que restou na sacola. O agiota, para não passar por desonesto, concorda e a dívida é perdoada.

O Pensamento Lateral equivale a cavar poços em outros locais, ao invés de cavar mais fundo. Abandonar o poço e cavar em outro lugar equivale a uma ruptura com o modelo de pensamento a que estamos habituados.

Há várias ferramentas de criatividade baseadas no conceito de Pensamento Lateral e que nos ajudam a olhar o problema sob novas perspectivas, como o Questionamento de Suposições, Outros Pontos de Vista, Leque Conceitual e SCAMPER.

Artigos relacionados:

O processo criativo

Bloqueios à criatividade

Ferramentas de criatividade

Preconceitos: como exterminar idéias no berço

Criatividade: Procure pela segunda resposta

Se gostou deste artigo,ou para receber novas publicações.

Anúncios

10 Respostas to “Pensamento Lateral: como se libertar dos bloqueios mentais”

  1. Drung Says:

    Jairo,

    Não é de bobeira que assino seu feed! Parabéns por mais um excelente artigo.

    []’s


  2. Drung,

    Você é muito gentil, obrigado pelo apoio. Volte sempre.

  3. Claudio Says:

    Olá Jairo, estou muito interessado pelo assunto pensamento lateral, estou a procura do livro do Ed de Bono, porém não encontro em lugar nenhum, vc teria alguma dica?

    Desde já agradeço,


  4. Claudio,

    Talvez você encontre no site http://www.estantevirtual.com.br/ pesquisando pelo nome do autor Edward de Bono.

    Boa sorte

    Jairo

  5. Claudio Says:

    Ok, Muito obrigado pela atenção.

  6. Ana Paula Loureiro Says:

    Olá Mario,gostei do seu site.Você poderia me indicar livros ou
    sites que falam sobre bloqueio de criatividade?Estou desenvol-
    vendo um trabalho na faculdade (desenho industrial) sobre o
    assunto.
    Obrigada.


  7. Ana Paula,

    Recomendo o livro Ideias Criativas – Como vencer seus bloqueios mentais.
    James L Adams
    Ediouro

  8. Sandra Caetano Says:

    Jairo Siqueira,

    Através de um colega de curso tive conhecimento do seu site. Além ser de alto nível com textos e sugestões, é bastante criativo. Muito bom mesmo. Vou recomendar para minhas amigas.

    Sandra Caetano


  9. Sandra,

    Grato pelo incentivo e divulgação. Suas amigas são muito bem vindas.

  10. Cida Says:

    Olá Jairo,

    Acessei o site hoje pela primeira vez e considerei um verdadeiro achado! Agora ele integra a minha lista de favoritos.

    Parabéns pelos artigos:a linguagem é clara e bem construída!

    cid@


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: